Kenneth Light
Conferencista de Abertura. Autor do livro A viagem marítima da família real - A transferência da corte portuguesa para o Brasil (Rio: Zahar, 2008) O pesquisador Kenneth Light analisa de maneira minuciosa os diários de bordo das embarcações que acompanharam a Família Real ao Brasil. Assim, provoca o naufrágio de mitos a respeito da precariedade da viagem e da idéia de que a Coroa portuguesa fugia de forma desesperada dos homens de Napoleão. Kenneth Light estuda há dez anos a intensa relação entre as histórias de Portugal, Brasil e Inglaterra no século XIX, seguindo passageiros, capitães e marinheiros embarcados na viagem de 1808. A riqueza de conceitos do trabalho de Kenneth Light é fruto de um cuidado historiográfico fortemente comprometido com a análise precisa das fontes, capaz de comungar saberes marítimos, tecnológicos e culturais a serviço de um texto histórico de qualidade.
Consuelo Novais Sampaio
Historiadora. Autora do livro 50 anos de urbanização – Salvador da Bahia no século XIX, entre outros. Diretora do Centro de Memória da Bahia, Fundação Pedro Calmon.
Louise H. Guenther
Autora do livro British Merchants in Nineteenth-Century Brazil: Business, Culture and Identity in Bahia, 1808-50 (Oxford: Center for Brazilian Studies, 2004). PhD da Universidade de Minnesota.
Marc W. Herold
Economista, Professor de Economia da Universidade de New Hampshire. Pesquisador da história econômica da Bahia.
Elizete da Silva
Professora de História das Religiões da Universidade Estadual de Feira de Santana e coordenadora do Mestrado. Tese de doutorado sobre os anglicanos no Brasil.
Etelvina Rebouças Fernandes
Arquiteta. Autora do livro: Do mar da Bahia ao Rio do Sertão: Bahia and San Francisco Railway (2006).
John Vignoles
Engenheiro e pesquisador. Pesquisa os engenheiros que construíram a Bahia and San Francisco Railway - BSFR. Bisneto e tataraneto de Hutton Vignoles e Charles Blacker Vignoles, respectivamente o engenheiro residente e engenheiro responsável pela construção da BSFR.
Monique Sochaczewski Goldfeld
Doutoranda do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas (História, Política e Bens Culturais). Co-organizadora do livro Iconografia Baiana do Século XIX na Biblioteca Nacional (2005).
Maria Clara Mariani Bittencourt
Diretora-Presidente da Fundação Clemente Mariani. Foi sua supervisão direta que, entre 2004 e 2006, a Fundação Clemente Mariani promoveu, associada ao FazCultura do Governo do Estado da Bahia, a restauração do Cemitério dos Ingleses de Salvador.
Julio Casoy
Médico, pesquisador. Realiza pesquisas sobre o médico escocês John Ligertwood Paterson, em particular sua experiência com a fitoterapia tradicional africana, utilizando fontes primárias – cartas redigidas pelo próprio Dr. Paterson.
Ricardo Chequer Chemas
Médico, neuropsiquiatra, pesquisador. Realiza pesquisas sobre a arte cemiterial em geral e especificamente sobre o Cemitério dos Ingleses da Bahia.
Sabrina Gledhill (Coordenadora e Palestrante)
Brasilianista. Realiza pesquisas sobre o Cemitério dos Ingleses e a presença britânica na Bahia e as contribuições de vários britânicos, do Almirante Cochrane a Edward Pellew Wilson. Projeto "A Presença Britânica na Bahia: uma Nova Ótica sobre a História do Brasil e a Grã-Bretanha" foi finalista do Prêmio Clarival do Prado Valladares em 2006. Mestre em Estudos Latino-Americanos pela UCLA (áreas de especialização: História, Antropologia e Ciência Política do Brasil).
Jaime Oliveira do Nascimento (Coordenador e Palestrante)
Historiador. Membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e o Instituto Genealógico da Bahia. Realiza pesquisas sobre o Conde dos Arcos e o Teatro São João. Organizador de simpósios sobre Manuel Querino, o Conde dos Arcos e a Presença Britânica na Bahia.
Tuesday, 19 August 2008
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment