Wednesday, 8 October 2008

Release do Simpósio

No ano de 2008, o Brasil e a Bahia comemoram a chegada da Corte de Portugal. Com a finalidade de contribuir às reflexões históricas estimuladas por este bicentenário, o Simpósio internacional "Diplomacia, Economia e Cultura. A história da presença britânica na Bahia" debaterá a história da presença britânica na Bahia e a integração dos cidadãos britânicos no contexto histórico, político, social e cultural de uma época de extrema importância no desenvolvimento da cidade do Salvador. Também registrará a participação britânica no episódio da transmigração da família real portuguesa para o Brasil, e suas conseqüências como a abertura dos portos às nações amigas, o que veio a se tornar símbolo do relacionamento entre o Brasil e a Grã-Bretanha. Durante o simpósio, ocorrerão palestras e painéis com vários temas, da repressão do tráfico de escravos pela Marinha Britânica à vida e obra do médico escocês John Ligertwood Paterson, um dos pioneiros da Medicina brasileira e fundador do Hospital Couto Maia, transitando pela história diplomática, cultural, econômica e urbanística de Salvador e da Bahia.

O conferencista de abertura é Kenneth Light, autor do livro A viagem marítima da família real - A transferência da corte portuguesa para o Brasil (Rio: Zahar, 2008). O rol de palestrantes também inclui: Prof. Dra Consuelo Novais Sampaio, Prof. Dr. Ubiratan Castro de Araújo, Prof. Dr. Luiz Alberto Ribeiro Freire, Dr. João Sabido Costa, Cônsul Geral de Portugal na Bahia; Monique Sochaczewski, da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro; Prof. Dr. Ricardo Chemas, Profa Dra Maria Helena Franca das Neves, Profa Dra Elizete da Silva, Profa Ms Etelvina Rebouças, Profa Dra Maria do Carmo Baltar, Dr. Júlio Casoy, Dr. Rodolfo Teixeira, Dra Maria Clara Mariani Bittencourt e Profa Ms Sabrina Gledhill.

Palestrantes internacionais: Prof. Dr. Marc Herold, professor de Economia, que há alguns anos, desenvolve estudos sobre o tema "Na sombra do açúcar: Poder e transformação na Bahia do século XX (dos senhores de engenho aos 'barões da petroquímica’”. O engenheiro John Vignoles, bisneto e tataraneto dos engenheiros que projetaram e construíram a Bahia and São Francisco Railway, de marcada influência no desenvolvimento econômico da Bahia. Profa Dra Louise H. Guenther, autora do livro Comerciantes Britânicos do Brasil de Oitocentos: Negócios, Cultura e Identidade na Bahia, 1808-50, publicado pelo Centro de Estudos Brasileiros da Oxford em 2004. Os trabalhos destes três pesquisadores são inéditos no Brasil.

O evento é direcionado para pesquisadores, estudantes, professores, membros da comunidade, visitantes e integrantes da comunidade britânica na Bahia, entre outros. As inscrições são gratuitas. Os interessados podem realizar pré-inscrição, até o dia 01 de novembro pelo email britanicosnabahia@gmail.com Considerando-se a limitação do número de vagas, haverá seleção dos participantes, que terão sua inscrição confirmada através de e-mail.

Organizadores: Sabrina Gledhill e Jaime Nascimento
Blog: britanicosnabahia.blogspot.com
Telefax: 71 3359 5145
Promoção: Sociedade da Igreja de São Jorge e Cemitério dos Ingleses
Realização: Five-Star International Communications – www.5star.com.br
Patrocínio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Fapesb
Apoio: Centro de Memória da Bahia, Fundação Pedro Calmon

No comments: