Tuesday 19 August 2008

Evento Comemora a Presença Britânica na Bahia

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DIPLOMACIA, ECONOMIA e CULTURA. A HISTÓRIA DA PRESENÇA BRITÂNICA NA BAHIA 3 a 8 de novembro de 2008

O Simpósio internacional "Diplomacia, Economia e Cultura. A história da presença britânica na Bahia." Promovido pela Sociedade da Igreja de São Jorge e o Cemitério Britânico, com a chancela de Embaixada Britânica no Brasil, este evento busca propiciar uma abordagem multifacetada da formação do complexo e às vezes conturbado relacionamento do Brasil com a Grã-Bretanha, focando especialmente a história da presença britânica na Bahia. Esta visão será traçada a partir da apresentação de pesquisas de estudiosos da temática e de descendentes da comunidade britânica da Bahia, inclusive de algumas das centenas de pessoas enterradas no Cemitério dos Ingleses na Bahia, entre as quais:

  • Edward Pellew Wilson, que estabeleceu a empresa Wilson, Sons na Cidade do Salvador em 1837;
  • John Ligertwood Paterson, pioneiro no combate à cólera e febre amarela na Bahia e um dos fundadores do Hospital de Isolamento (1853), agora o Hospital Couto Maia; e
  • Comandante Frederick William Fead, da Marinha Inglesa, cujo túmulo-monumento esculpido com "ornatos alusivos à dignidade do posto militar (capacete e óculo de comandante de esquadra)" foi descrito e fotografado por Clarival do Prado Valladares no livro Arte e sociedade nos cemitérios brasileiros.
O simpósio também tratará de uma maneira mais abrangente da história das relações entre o Brasil e a Grã-Bretanha que levaram ao estabelecimento da Comunidade Britânica na Bahia.

Através do Simpósio internacional “Diplomacia, Economia e Cultura. A história da Presença Britânica na Bahia”, espera-se que seja aberto um debate que permita a problematização em volta da presença britânica na Bahia, resgatando a história e o cotidiano social em que se deu essa presença.

No comments: