Friday 24 October 2008

Conferencista de Abertura: Kenneth Light


O Simpósio abre às 9h30 no dia 3 de novembro de 2008, no auditório da Biblioteca Central dos Barris. O conferencista de abertura é Kenneth Light, autor de A viagem marítima da família real: A transferência da corte portuguesa para o Brasil (Zahar, 2008)

SINOPSE

Como foi a travessia dos Bragança de Portugal para o Brasil? D.João e Carlota Joaquina vieram na mesma embarcação? No mês em que se comemora os 200 anos da chegada da família real, o pesquisador Kenneth Light revela neste livro, pela primeira vez, as aventuras da corte na viagem pelo Atlântico. O leitor vai se deparar com uma descrição minuciosa das naus, detalhes sobre as rotas, a tripulação e as condições climáticas e marítimas durante o percurso. Uma narrativa que nasceu do ponto de vista de quem estava dentro dos navios, baseada nos escritos dos diários de bordo das naus britânicas, que escoltaram as embarcações portuguesas.

A pesquisa em documentos raros traz revelações surpreendentes. O leitor vai descobrir, por exemplo, que D. João foi um grande estadista, transferindo a corte para o Brasil por uma questão estratégica e não por medo.

Para escrever este livro, Kenneth Light recolheu material por uma década e, depois de muito procurar, encontrou, no Arquivo Nacional da Inglaterra, os diários de bordo das naus britânicas. Encomendou ainda ao inglês Geoff Hunt, presidente do Royal Society of Marine Artists, um quadro com a imagem da chegada da esquadra ao Rio, feito especialmente para a publicação.

E mais:

. Obra há muito esperada pelos historiadores.

. Minibiografias dos principais personagens e um glossário de termos náuticos.

. Para ilustrar o seu livro, Kenneth Light encomendou um quadro que mostra o momento exato da chegada das naus ao Brasil. Veja a imagem clicando aqui.


“O que se comeu, como era o dia-a-dia, como se media o tempo, qual era o número de marinheiros empregados e o soldo correspondente, como se organizavam os navios... todos esses detalhes saborosos aparecem no livro e ajudam a compor um quadro mais vivo dessa longa viagem.” da apresentação de Lilia Schwarcz


Kenneth Light nasceu em 1938 no Rio de Janeiro e foi criado na Inglaterra. Depois de sua aposentadoria, em 1990, dedicou-se a estudar história, principalmente britânica, portuguesa e brasileira.

No comments: